Gestão da Diversidade Humana
Um líder precisa ter um bom entendimento de como a dinâmica das relações acontece dentro de grupos humanos e uma capacidade visionária para perceber a sinergia que pode ser gerada, quando pessoas diferentes são estimuladas a cooperar para a criação de resultados em equipe.

Introdução

Um líder precisa ter um bom entendimento de como a dinâmica das relações acontece dentro de grupos humanos e uma capacidade visionária para perceber a sinergia que pode ser gerada, quando pessoas diferentes são estimuladas a cooperar para a criação de resultados em equipe. As diferenças entre as pessoas podem funcionar como vantagem sinérgica, quando diferentes competências, estilos de pensamento e habilidades são combinadas para gerar resultados superiores aos que poderiam ser alcançados por um único individuo. Um líder precisa aprender como combinar as potências individuais de forma vantajosa, para dinamizar a inteligência grupal e formar uma equipe preparada para alcançar alta performance. Neste artigo, você irá aprender como um líder consegue antecipar as dinâmicas relacionais que tendem a surgir entre pessoas diferentes que integram uma equipe e como ele pode estimular a criação de sinergia e alta performance no grupo.

A vantagens das equipes heterogêneas

Um olhar superficial poderia encarar erroneamente as diferenças humanas como desvantagens na hora de constituir uma equipe de trabalho, pois tais diferenças tem o potencial de gerar polarizações e conflitos, porém, são as diferenças que fazem que um grupo heterogêneo seja mais capaz de lidar com problemas complexos e de gerar soluções de melhor qualidade. Por isso, liderar pessoas é gerir a diversidade humana e orquestrar as diferentes habilidades e potências dos indivíduos que compõem uma equipe.

O Jogo de Damas é estratégico, conta pouco com a sorte e tem semelhanças, com o Xadrez. No entanto, as peças do Jogo de Xadrez são diversificadas e tem movimentos e capacidades de ação diferentes, que geram um número grande de combinações e permitem a criação de inúmeras manobras estratégicas, dando profundidade ao jogo e ampliando as possibilidades de tecer caminhos para a vitória, por isso ele se tornou um jogo mais popular e reconhecido. À semelhança do Xadrez, quando unimos pessoas com diferentes habilidades, para criar uma unidade operacional altamente inteligente, aumentamos a profundidade estratégica da equipe e o poder de realização de metas em conjunto.

As principais vantagens de uma equipe heterogênea em relação a um grupo homogêneo, são:

  1. Se o grupo for homogêneo, os indivíduos apresentarão, defenderão e se apegarão aos seus pontos de vista, sem que haja o contraponto criado pelas diferenças. Num grupo heterogêneo, o contraste de pontos de vista leva a reflexão para um nível superior e promove a atualização de ideias.
  2. Numa equipe heterogênea, os “pontos cegos”, que impedem um individuo de perceber a totalidade de uma questão, são supridos pela visão diferenciada dos outros integrantes da equipe.
  3. A execução de projetos em equipe, exige diferentes competências sendo executadas simultaneamente, o que só é alcançado quando diferentes habilidades são combinadas.
  4. Em equipes homogêneas, erros podem permanecer fora da visão dos indivíduos e só serem detectados depois que prejuízos são inevitáveis. Em equipes heterogêneas, as falhas são detectadas e sanadas mais rapidamente.

Sinergia: Uma potência que emerge das diferenças

Um líder precisa ser capaz de antecipar o potencial de recursos que nascerá da combinação das diferentes habilidades individuais, como propriedades emergentes da interação das pessoas, para criar algo muito maior do que uma simples soma dos pontos fortes individuais (Sinergia). Por exemplo, numa orquestra, imagine-se ouvindo primeiro os violinos da orquestra soando sozinhos, depois entram as violas e a seguir os violoncelos e contrabaixos. As diferenças dos timbres e notas musicais executadas, criam um corpo sonoro poderoso e emocionante que envolve a plateia e é mais do que a simples soma dos sons, é algo maior que emerge da interação dos músicos. De forma similar, esse efeito sinérgico pode ser experimentado por uma equipe, quando bem guiada pela batuta de seu líder.

Composição de equipes de trabalho

Na hora de compor uma equipe, além de pensarmos nas competências individuais necessárias para execução de cada função, precisamos pensar nesses recursos que emergem da interação dos indivíduos. Por exemplo, uma equipe que deve ser ágil e exata na execução de tarefas, pode combinar indivíduos Proativos, que tendem a partir rapidamente para a ação (Agilidade), com indivíduos Reflexivos, que analisam com cuidado as decisões (Exatidão). O líder precisará garantir que os membros da equipe reconheçam e valorizem as diferenças, pois Proativos tendem a ficar impacientes com Reflexivos, que tendem a perceber Proativos como impulsivos.

Características de equipes colaborativas de alta performance

Excelentes profissionais

Com alto grau de maturidade individual e maturidade de grupo.

Pessoas com diferentes competências

E meta-capacidades (Metaprogramas).

Indivíduos integrados

E com um bom senso de pertencimento ao grupo.

Pessoas capazes de executar com maestria

E fluidez as estratégias e táticas eficazes criadas em conjunto, sob a coordenação de um ótimo líder colaborativo.

Vou definir brevemente o que são estratégias e táticas:

Estratégias

São um planejamento de ações, para obter sucesso numa empreitada, avaliando as possibilidades disponíveis e os desafios a serem enfrentados a médio e longo prazo.

Táticas

São ações de curto prazo, executadas para implementar o plano estratégico, adaptando o plano original às contingências, oportunidades e limites que vão se apresentando no ambiente a cada momento.

Um case de sucesso no esporte

Uma referência muito conhecida de um time de alta performance, bem coordenado, em que os craques individuais confiam no projeto estratégico e tático traçado, jogando em prol da equipe, foi o time de futebol do Futbol Club Barcelona na era do técnico Pep Guardiola. Guardiola criou uma estratégia campeã que privilegiava a posse de bola e a força cooperativa da equipe, coordenando as diferentes habilidades dos craques, que aprenderam a jogar em prol do resultado do grupo, formando uma unidade poderosa e difícil de ser vencida. Por outro lado, ele preparou sua equipe taticamente para lidar com as oportunidades, limites e contingências que poderiam ocorrer, treinando incontáveis esquemas táticos e dando liberdade aos seus craques para exibirem em sua genialidade individual em oportunidades de finalização. Isso tornou o Barcelona uma das equipes mais poderosas do mundo durante um longo período de tempo e inspirou uma nova maneira de coordenar equipes esportivas. Eles permaneceram quase imbatíveis até que equipes concorrentes conseguissem desencriptar sua estratégia.

O sucesso do Barcelona nesse período se deve a diversos fatores:

Um modelo de futebol colaborativo

Estratégico e eficaz.

Uma equipe madura

Que evoluiu com o passar dos anos.

Jogadores excelentes

E comprometidos com alta performance.

Esquema estratégico

Que fazia com que o time mantivesse a posse de bola e o controle do jogo.

Flexibilidade tática

Para lidar engenhosamente com as adversidades e oportunidades que surgiam.

Valorização do talento individual

Permitindo que os craques se destacassem em momentos de oportunidade.

Heterogeneidade da equipe

Que permitia ao líder criar uma estratégia variada e completa, como um enxadrista que tem peças com habilidades e movimentos muito diferentes no tabuleiro de Xadrez – o técnico Guardiola chegou a estudar o trabalho de grandes jogadores de Xadrez.

As diferenças mais importantes a serem consideradas

As diferenças mais importantes a serem consideradas na hora de compor uma equipe de sucesso são as meta-capacidades (Metaprogramas), que são maneiras automatizadas de:

  • Escolher a que aspectos de uma questão prestaremos atenção.
  • Contrastar dados e tomar decisões com base neles.
  • Estabelecer preferências e fazer escolhas.
  • Motivar-se para agir.
  • Valorizar alguns aspectos de uma experiência em detrimento de outros.
  • Interagir com outras pessoas.
  • Analisar situações e contextos.
  • Pensar no futuro e criar soluções.
  • Adotar determinados pontos de vista.

As diferenças mais importantes a serem consideradas

Tendência a Comparação por Diferenças

Pontos fortes: capacidade de perceber distinções sutis, notar incompatibilidades e lidar bem com mudanças.

Pontos fracos: incapacidade de perceber as semelhanças e o potencial de combinação e interconexão entre coisas e ideias.

Tendência a Comparação por Semelhanças

Pontos fortes: capacidade de perceber similaridades, correlacionar coisas, eventos e pessoas e apreciar estabilidade.

Pontos fracos: incapacidade de perceber as diferenças e distinções sutis entre coisas e ideias.

Referência Interna

Pontos fortes: confiança em suas próprias experiências, ponto de vista, opiniões e sensações.

Pontos fracos: desconsiderar as referências externas.

Referência Externa

Pontos fortes: confiança em pesquisas, opiniões de especialistas, do líder e dos outros integrantes da equipe.

Pontos fracos: desconsiderar referências internas.

Motivação por Aproximação do Positivo

Pontos fortes: forte motivação e excitação para perceber e aproveitar oportunidades.

Pontos fracos: pouca motivação para perceber e sanar problemas ou riscos.

Motivação por Afastamento do Negativo

Pontos fortes: forte motivação e excitação para perceber e superar obstáculos.

Pontos fracos: pouca motivação para perceber e aproveitar possíveis oportunidades.

Foco nos Detalhes

Pontos fortes: capacidade de perceber os detalhes e especificar informações.

Pontos fracos: dificuldade de adotar uma visão mais ampla e abrangente.

Foco no Global

Pontos fortes: capacidade de ter uma percepção sistêmica e adotar um ponto de vista abrangente.

Pontos fracos: dificuldade de perceber as minúcias e focar detalhes.

Visão do Melhor Cenário Possível

Pontos fortes: capacidade de prever e mapear estrategicamente as melhores oportunidades.

Pontos fracos: dificuldade de prever e mapear riscos.

Visão do Pior Cenário Possível

Pontos fortes: capacidade de prever e mapear estrategicamente riscos e problemas.

Pontos fracos: dificuldade de prever e mapear oportunidades.

Tendência à Proatividade

Pontos fortes: energia e motivação para agir agora e aproveitar uma janela de oportunidade.

Pontos fracos: impulsividade e dificuldade de parar e analisar a ação antes de executá-la.

Tendência à Reflexão

Pontos fortes: paciência para analisar as opções de ações, antes de executá-las.

Pontos fracos: pouca prontidão para agir velozmente e aproveitar oportunidades.

Preferência por Ter Diversas Escolhas e Opções

Pontos fortes: capacidade de improvisar e criar novas maneiras de fazer algo.

Pontos fracos: dificuldade de seguir procedimentos e realizar o que foi combinado previamente.

Preferência por Seguir Procedimentos e Regras preestabelecidos

Pontos fortes: capacidade de seguir procedimentos e padrões predeterminados.

Pontos fracos: dificuldade de improvisar e encontrar novas maneiras para fazer algo.

Os indivíduos que tem um determinado Metaprograma, frequentemente terão dificuldades com o seu oposto. Por exemplo, ao compor uma equipe, há que se considerar que um proativo impulsiona a ação e um reflexivo impede a impulsividade; portanto, complementam-se perfeitamente, mas podem ter uma ideia negativa sobre a atitude do outro. Uma pessoa que seja capaz de vislumbrar o melhor cenário possível mapeará bem as oportunidades relacionadas a um projeto, enquanto aquele que tem a visão do pior cenário conseguirá mapear riscos adequadamente. Também são complementares, mas podem avaliar negativamente um ao outro. Por isso, uma cultura de reconhecimento e admiração das diferenças deve ser instituída pelo líder.

Referência Bibliográfica:
Hall, L. Michael, PH.D; BODENHAMER, BOBBY G., D. MIN. FIGURING OUT PEOPLE: Reading people using Meta-Programs. UK: Crown House Publishing Ltd., 1997.

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.